Inteligência artificial para o desenvolvimento agrícola.

Pesquisa

O CIA-Agro tem como visão de desenvolvimento a captação e provocação de demandas e a execução de projetos. Os projetos são desenhados a partir de desafios e oportunidades para produção colaborativa de conhecimento, demandados ou patrocinados por parceiros, incluindo empresas, cooperativas, instituições, startups e agências de inovação.

As atividades desenvolvidas no Centro estão centradas na Inteligência Artificial aplicada à temática Agricultura e envolvem, inicialmente, estudos relacionados à fitossanidade para produção sustentável de alimentos.

Esta linha de atuação tem como foco a agricultura preventiva, viabilizando a estratégia de zonas controladas inteligentes. O nível tecnológico da agricultura atualmente foi atingido com ajuda da agricultura de precisão aplicada às operações independentes, ou seja, operações viabilizadas nas propriedades agrícolas, individualmente.

O próximo passo da evolução agrícola passa pelas operações interdependentes, as quais são as operações transversais entre as propriedades agrícolas. Por exemplo, o controle fitossanitário, pois pragas e doenças não respeitam divisas de propriedades. A viabilização destas operações interdependentes só é possível via coleta massiva de dados e aplicação de técnicas de inteligência artificial.

Dentro desta perspectiva, inicialmente teremos vários projetos para contemplar dois grandes objetivos:

1) Automação da rede de monitoramento de manejo da ferrugem asiática da soja;

2) Modelos preditivos e prescritivos para o controle do mofo branco na cultura da soja.

Dada a complexidade desse processo, pois os fenômenos biológicos, ambientais, econômicos e sociais inerentes à produção agrícola deverão ser integrados e analisados pelas ferramentas de IA, a interação entre os pesquisadores das duas grandes áreas envolvidas (Ciências Agrárias e Ciência da Computação) será de alta intensidade.

Os projetos deverão seguir, a médio prazo, a visão de crescimento horizontal e vertical do Centro.